Palácio de Queluz - Sala do Lanternim
Prolongar a juventude é desejo de todos, desfrutar de uma velhice sadia é sabedoria de poucos.
terça-feira, 28 de setembro de 2021
segunda-feira, 27 de setembro de 2021
domingo, 26 de setembro de 2021
O TESOURO
Petra - Jordânia
“O Tesouro”, é um monumento muito conhecido, erigido para homenagear os Reis Nabateus.
PRAÇA TIAN'ANMEN
Pequim - China
A Praça de Tian'anmen é a mais importante da China, além de ser uma das maiores do mundo. Construída em 1949 depois da proclamação da República Popular da China, a praça possui dimensões impressionantes: 880 por 500 metros. A porta central desta praça, dá acesso à Cidade Proibida
CIDADE DO CONHECIMENTO, UNIVERSIDADE DE COIMBRA…
Coimbra é conhecida como a “Cidade do Conhecimento”, pois mais de setecentos anos se dedica a ciência e a educação, considerada um centro de saber por excelência.
A Universidade de Coimbra foi fundada em 1290 por D. Dinis como Estudo Geral Português, estabelecida primeiramente em Lisboa e durante vários reinados teve a alternância entre as duas cidades, porém ficando definitivamente em Coimbra por decisão de D. João III em 1537. Atualmente possui cerca de vinte e cinco mil estudantes e mais de cinco mil são de nacionalidades estrangeiras.
Destaca-se como uma das mais antigas do mundo ainda em operação, sendo a mais antiga e uma das maiores do país, como também, é a mais sustentável e nesta categoria a vigésima primeira do globo. Para ter uma ideia, por centenas de anos várias edificações fazem parte de seu patrimônio como o Paço Real que foi adquirido em 1597 a Filipe II da Espanha que na época governava Portugal. Em 2013 foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Cabe destacar que a instituição contribuiu e influenciou para vários acontecimentos históricos, onde foi importante na ciência náutica favorecendo os descobrimentos, entre muitos outros, auxiliou para formação do Brasil e por lá estudou grande parte da elite brasileira desde a época colonial, como também, relacionada com nossa independência, inclusive José Bonifácio foi professor, e até hoje a UC recebe milhares de estudantes brasileiros.
Alguns espaços são abertos ao público para visitação, disponíveis bilhetes no valor de 12 euros e 50 cents para adultos e com descontos para pessoas com mais de 65 anos, estudantes, jovens, crianças de 3 a 13 anos é gratuito. A visita completa inclui a Biblioteca Joanina, Capela de São Miguel, Palácio Real e o Laboratório Chimico que pertence ao Museu da Ciência.
A Biblioteca tem esta denominação em homenagem ao Rei D. João V que foi quem autorizou sua construção, mas apenas concluída em 1728 e permaneceu em funcionamento até à primeira metade do século XX, considerada uma das mais ricas da Europa com cerca de sessenta mil volumes referentes aos séculos XVI ao XVIII.
No dia que tive oportunidade de visitar a Universidade na Real Capela de São Miguel estava sendo realizado um casamento, então vi rapidamente a distância. Este edifício nos reporta ao século XII, era usado como oratório privativo do antigo Paço Real que seu nome foi em decorrência ao Arcanjo São Miguel considerado protetor de D. Afonso Henrique, primeiro rei de Portugal, e a bela edificação ao lado foi designado Palácio Real, pois foi a primeira residência real portuguesa em 1131.
Laboratório Chimico foi idealizado para ensino experimental de química que está situado no antigo prédio que remonta ao século XVIII, onde possui uma exposição permanente “Segredos da Luz e da Matéria” que é uma mostra interdisciplinar de exemplares das várias coleções científicas da Universidade. Foi inaugurado a primeira fase em 2006 e em seguida, em 2008 já foi vencedor do Prémio Micheletti, destacando-se como o melhor e mais inovador museu europeu daquele ano em ciência, técnica e indústria.
Fiquei hospedada no Sapientia Boutique Hotel um local gracioso, próximo a Universidade que facilitou conhecer a região a sua volta devido a sua boa localização. Como tudo por aqui termina em história, neste hotel foi descoberto um poço da época do domínio romano na região, o qual está preservado e amostra no interior do recinto.
Vale muito conhecer esta Universidade, é um espaço deslumbrante. Lugar para viajar no tempo, onde nossa imaginação flui, simplesmente por lá passaram muitos pensadores, estudiosos, cientistas que frequentaram seus bancos escolares e arquitetaram parte de nossa história…
E ademais alguns espaços não é permitido filmar e nem fotografar como o terceiro piso da biblioteca e, assim, é muito interessante conhecer ao vivo e a cores…
Quem me dera ter estudado por lá…
Liliana Borges
Setembro 2021
(...) art. 309 - VERGONHA
Peniche - Portugal
Parlatório - Local onde era possível a conversa entre o prisioneiro e o visitante, sempre com um escuta por perto
sábado, 25 de setembro de 2021
AVEIRO, Veneza Portuguesa…
Clicar na imagem abaixo para ver o vídeo de Liliana Borges
Ligar o som
SEMPRE APRENDENDO
sexta-feira, 24 de setembro de 2021
quinta-feira, 23 de setembro de 2021
AVEIRO, VENEZA PORTUGUESA
Aveiro é uma bela cidade localizada na região centro de Portugal, situada aproximadamente 63 km de Coimbra, 76 km de Porto, ou ainda, 255 km de Lisboa. Capital do Distrito que leva o mesmo nome, como também, é sede do Concelho que é subdividido em 10 freguesias com cerca de 78.000 habitantes.
Tive a oportunidade de visitar esta cidade em um domingo ensolarado, belo dia de verão, onde havia muitas pessoas nas suas ruas, cafeterias, restaurantes, porém cumprindo as normas estabelecidas para o combate da pandemia.
Além do céu azul e turistas voltando aos poucos, estava acontecendo a famosa Feira das Velharias que naturalmente movimenta o local ao longo do Canal do Côjo próximo ao Fórum Aveiro (Centro Comercial) prosseguindo até o Cais da Fonte Nova. Entre as antiguidades expostas há sempre relíquias ou peças que alguém desapegou e são repassadas para quem as desejem por preços justos.
Aveiro é conhecida como a Veneza Portuguesa, cercada por canais que por aqui são as rias e suas graciosas embarcações, os moliceiros, lembram as gôndolas italianas, ambos são muito charmosos. Um passeio ao longo dos canais nestes barcos podemos admirar a magnífica paisagem em sintonia com a natureza, edificações, obras de arte, e uma boa porção de sua história.
Estacionei meu carro próximo a Praça Marquês de Pombal, na sequência paramos para tomar um cafezinho e tive uma agradável surpresa quando entrei em uma graciosa cafeteria “M Bakery Aveiro”, lugar lindamente decorado em cada canto e recanto de seu espaço em harmonia com painéis de rosas que são apenas detalhes diante de seus deliciosos doces e iguarias, assinados por Susana Tomé “Cake Designer”, simplesmente indescritíveis…
Cabe destacar os saborosos e tradicionais doces da pastelaria aveirense, os renomados “ovos moles”. Originários dos conventos existentes até o século XIX, onde as religiosas utilizavam a clara do ovo para engomar seus hábitos e, assim, aproveitavam as gemas. Eram feitos com água, açúcar, gema do ovo e cobertos com hóstia.
Mais adiante fizemos o tradicional passeio a bordo de um moliceiro ao longo de seus canais por uma das empresas que disponibilizam o tour “Aveiro Moments”, conduzido pelo Mestre Rui Felício e Elsa Neves que nos presenteou com seus vastos conhecimentos.
Moliceiro é uma das três embarcações típicas da região que servia para transportar moliços, os quais são algas que utilizavam para fertilizar os campos, duas outras são o mercantel usada no transporte de sal até 18 toneladas e a beteira mais pequenina para a pesca. Atualmente são os moliceiros que incrementam o cenário proporcionando uma pequena viagem no túnel do tempo junto e misturado com a modernidade.
A água nos canais é salgada, as comportas servem para as renovar, nivelar e permitir a entrada e saída de barcos. Durante o passeio poderemos observar as marinhas que são destinadas a obter o sal por evaporação dissolvido na água.
Na região existe 3 tipos de sal: o tradicional, o sal marinho; a flor do sal que é a camada muito fina de espuma que existe em cima das águas nas marinhas, este é o primeiro a ser recolhido porque está na superfície e é o mais caro devido a pouca quantidade; o terceiro é a salicórnia, planta que tem sabor salgado usado para substituir o sal nas saladas cortadinhas como se fosse picles.
Existe a “zona classificada” que significa qualquer empreendimento que for construir naquele local tem que seguir a forma dos armazéns como eram as edificações antigas e tradicionais, e assim, preserva a história e a tradição do bairro, embora que os materiais sejam modernos. Portugueses como sempre preservando seu passado…
Curiosamente as pessoas da cidade de Aveiro são chamadas de cagaréus, pois a bordo dos barcos passavam a maior parte do tempo, onde comiam, dormiam, trabalhavam, namoravam e no fundo da embarcação era uma zona nominada como “cagarete” que era o espaço atrás do barco conhecida como: “de cu ao léo” ou “cu a amostra de toda a gente”.
Tudo por lá é muito conservado como a Antiga fábrica de cerâmica, onde funciona a Câmara Municipal, centro de emprego, centro de congressos, escola profissional, sala de espetáculos, café, restaurante que se tornou um centro cultural e de serviços na cidade e, ainda, em Aveiro foi construído o primeiro shopping da Europa ao céu aberto em 1999.
Aveiro é capital da defesa da arte nova que possui três características: ferro trabalhado, pedra trabalhada e o azulejo pintado a mão. Tudo tem que ser trabalhado a mão para ser classificado como “arte nova”. Por estas terras tudo termina em arte, cultura e história…
Cantos e Recantos Lusitanos, ENCANTADORES…
Liliana Borges
2021-9-23
Subscrever:
Mensagens (Atom)