segunda-feira, 18 de outubro de 2021

CHAVES


 Nascer do Sol
Na época da ocupação romana, Chaves era conhecida por "Aquae Flaviae", nome que lhe foi dado pelo Imperador Flávio Vespasiano, que reconheceu a qualidade das nascentes termais aqui situadas. As propriedades curativas destas águas, as mais quentes da Europa, e que nascem com uma temperatura de cerca de 73º C, continuam a ser apreciadas sendo o Parque Termal muito procurado.

Situada junto ao Rio Tâmega e próximo da fronteira, Chaves teve sempre importância do ponto de vista estratégico-militar, tendo resistido heroicamente à anexação a Castela no séc. XVI. Mais tarde, no séc. XIX, foi aqui que as tropas invasoras de Napoleão sofreram a sua primeira derrota em solo português. Deste passado de praça forte são exemplos o castelo e a respetiva torre de menagem, bem como o bairro medieval no interior das muralhas.

Chaves é também conhecida pela riqueza gastronómica, de que se destacam os enchidos e o presunto.

1 comentário:

Diamantino Santos disse...

Conheço bem Chaves, desde 1967. Faltou dizer que a ponte fotografada é do tempo da ocupação romana e tem o nome de Trajano, imperador. Parte da ponte está sob o casario. No seu enfiamento, do lado da cidade, foram encontradas recentemente as ruínas de termas romanas quando se faziam escavações para construção de um parque subterrâneo. Do outro lado da ponte, sobressai o marco do quilómetro zero da badalada EN2, a maior do país, com fim na cidade de Faro.
Cumprimentos