O walking football é uma modalidade, que a exemplo do futebol tradicional, nasceu em Inglaterra e como o seu irmão mais velho, tem vindo a conquistar adeptos em todo o mundo.
É disputado de acordo com regras específicas, adequadas aos praticantes de uma faixa etária mais idosa. Como o próprio nome indica, é jogado a andar, sem contacto físico entre os praticantes, de forma o preservar a sua integridade física, sendo um desporto para quem quer manter-se ativo e divertir-se a jogar, mesmo quando o corpo já não permite grandes aventuras.
Em Portugal a Rutis aderiu a esta modalidade, promovendo-a entre as Universidades Séniores, com a colaboração da Fundação Benfica. As equipas devem ser mistas e compõem-se de 6 elementos, sem limites de substituições. Pretende-se assim manter a atividade física entre as pessoas de mais idade, com todos os benefícios que daí advém.
Entretanto, para o futuro, prevêem-se algumas alterações, com a saída da Fundação Benfica e assunção da Federação Portuguesa de Futebol, das suas responsabilidades na gestão da modalidade.
Note-se que o antigo internacional Pedro Pauleta foi nomeado, embaixador da modalidade.
Aguarda-se e espera-se, um desenvolvimento ainda maior da modalidade.
A Universidade Sénior do Montijo, continuará a promover o Walking football entre a sua comunidade escolar.
Sem comentários:
Enviar um comentário