sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

CONFUSÃO


Bom dia senhor Simão!
- Romão menina! Romão!
- Ai desculpe! Não sabia que o senhor Simão, agora, se chamava Romão!

- Oh mulher que me dá cabo do juízo, eu sou só Romão!

- Pronto não se amofine, já percebi que o senhor Simão é só Romão. Nunca mais me esqueço!

- Tá bem dona Manuela, fiquemos assim!

- Não podemos ficar assim, eu não sou Manuela eu sou Marcela, tal como a minha madrinha que Deus tenha!

- Mas marcela é nome de planta para fazer chá, quem pode ter um nome desses?

- Que graça senhor Simão, será que nome de marido da romã é nome de gente? Romão, onde já se viu!

- Mas está a gozar comigo, desde quando é que romã tem marido?

- Passou a ter desde que o Senhor Simão passou a ser Romão!

- Mas dona Morcela, Romão é um bonito nome!

- Morcela deve ser quem lhe fez esse nariz de pica-pau, eu tenho um nome bem bonito, se não sabe, até lhe digo que há uma santa com o meu nome. Agora não sei se há santo com nome de marido de romã. Não acredito!

- De santos, não percebo nada, mas só por estar a aturar uma melga como você já passou a haver um, que sou eu!

- Com a parvoíce, da sua conversa, já me esqueceu do que vinha fazer!

- Se calhar vinha beber um chá de marcela. Tenho pena, mas não há!

- Ainda bem, é sinal que alguma romã já o bebeu!

- Mas, você, mulher tirou o dia para me atenazar o juízo? Se calhar foi por isso que o seu marido abalou.

- Oiça homem o meu marido não abalou, fui eu que o pus a mexer! Já não dava nada. Agora você, que me conste, nunca teve ninguém para esbugalhar as bagas da romã, se calhar nem bagas dá!

- Isso é o que você pensa, dá bagas e muito mais. Quer experimentar?

- Com a crise que por aí vai, se calhar até não me importo! 

- Pois, experimente e não se arrepende!

- Afinal Romão até é um nome bonito. Eu gosto, tem algo de aristocrático.

- É verdade, mas deixe lá que Marcela também é muito belo. Tive uma tia com esse nome e sempre disse que, se um dia tivesse uma filha, seria Marcela!

- Oh Romão! Posso chamar assim? Você é especial, quando entrei vi logo que a gente se ia entender

- Querida Marcela, vamos embora! Para a tua casa ou para a minha?

- Não interessa, vamos para qualquer uma depressa, que até me falta o tempo!


Janeiro de 2021

Manuel Penteado


Sem comentários: