quinta-feira, 4 de março de 2021

PASSEIO DE BARCO NO LAGO CONSTANÇA


Lago de Constança

História

O lago de Constança foi mencionado pela primeira vez pelo geógrafo hispânico Pompônio Mela, por volta de 43 a.C.. Ele observou que o Reno atravessava dois lagos, e lhes deu os nomes latinos lago Vêneto (hoje Ober) e lago Acrônio (hoje Unter). Plínio o Velho usou o nome lago Brigantino, da cidade romana de Brigâncio (hoje Bregenz).

Geografia

Situa-se na fronteira da Alemanha ao sul, da Áustria a oeste e da Suíça ao norte; a notar o enclave da cidade alemã de Constança na margem suíça. Ele banha os cantões alemães de Bade-Vurtemberga e da Baviera, e os cantões suíços de Turgóvia e São Galo.

Sua área é de 536 km². Foi recalculada em 2004, pois o valor anterior de 571 km² correspondia ao nível de cheia e não ao nível médio.

O lago situa-se a 395 m acima do nível do mar e é o terceiro maior lago da Europa Central, depois do lago Balaton e do lago Léman. A maior profundidade é de 252 m no meio da sua parte oriental (Ober). Seu volume é de aproximadamente 55 km³.

O lago tem quatro partes: Ober, Überlinger, Zeller e Unter. O Reno entra no lago pelo Sudeste, através do Ober, da cidade de Constança e do Unter, e sai do lago perto de Stein am Rhein. O lago de Constança fornece água para diversas cidades do sul da Alemanha.

O lago de Constança foi formado pela geleira do Reno durante a Era glacial. O Reno, o Bregenzer Ache, e o Dornbirner Ache transportam sedimentos dos Alpes para o lago, diminuindo assim gradualmente a profundidade do lago no Sudeste.


Sem comentários: