quarta-feira, 13 de outubro de 2021

PICOS DA EUROPA


 
Pontes de Potes

Potes é um dos vilarejos mais atraentes da Cantábria, no norte da Espanha. A vila situa-se no centro da histórica região de Liébana, uma zona rodeada de espetaculares montanhas e onde confluem rios e arroios. Seu centro histórico foi declarado Bem de Interesse Cultural.

Suas ruas, atravessadas por numerosas pontes, contam com edifícios e monumentos com séculos de história. Potes foi senhorio do infante Tello (século XIV), filho do rei Alfonso XI de Castilla, e desde 1445 pertenceu ao Marquês de Santillana e a seus descendentes, os duques do Infantado. Precisamente, a denominada Torre do Infantado, uma robusta construção do século XV —que até pouco tempo atrás era a sede da Prefeitura—, é na atualidade um dos principais monumentos da vila.
Outros edifícios e lugares para visitar na capital da histórica região de Liébana são os casarões e palacetes, como a Casa-torre de Orejón de la Lama (barroca), a igreja paroquial de San Vicente, que possui elementos construtivos que vão do século XIV ao século XVIII, e as pontes antigas de San Cayetano e de La Cárcel, que atravessam o curso do rio Quiviesa.

Graças à impressionante natureza de seus arredores, Potes também é um destino ideal para praticar esportes em qualquer época do ano. A lista é extensa: trekking, mountain bike, escalada, esqui de travessia, parapente, caça, pesca... Não vá embora da vila sem degustar sua cozinha, com pratos como o cocido lebaniego e os guisados de carne de caça. Também merecem destaque os famosos licores de elaboração artesanal, como o orujo (graspa). Você pode comprar todos estes produtos todas as segundas-feiras em um mercado tradicional muito típico da região. Potes comemora suas festas mais populares, a Santíssima Cruz, no dia 14 de setembro. Além disso, em novembro acontece uma das feiras pecuárias mais importantes e disputadas de toda a Cantábria.


Sem comentários: