segunda-feira, 18 de outubro de 2021

RIAÑO


 Arena típica para prática da luta Leonesa


A luta leonesa também chamada de Aluches , é um dos desportos mais antigos do continente europeu, sendo indígena da província de León .

Outras lutas agora em desuso que têm origem na luta leonesa, transmitida pelos pastores através da transumância, são as chamadas Lutas da Cruz em Salamanca, voltas ou emaranhados ( Muga de Sayago ), lutas ou trinchas (Zamora), Luta em La Moraña ( Ávila ), galhofa (norte de Portugal), valto (concelho de La Lomba, León), altío ou aluchas ( La Cepeda ), luta ( Serra da Palentina e região de Saldaña ), entre outros.

É travada em pares, semelhante à luta canária ou ao sumô japonês, e a luta ocorre dentro de um círculo de cerca de 17 metros de diâmetro.

Os lutadores devem usar shorts e uma camisa curta. Eles não podem usar sapatos e são obrigados a lutar sem meias. Caracteristicamente, eles usam um cinto de couro de 2 cm de largura. Este cinto é colocado à volta da cintura, a toda a volta, acima das ancas, para que possa ser facilmente agarrado pelo adversário.

O objetivo é, por meio de certas técnicas chamadas truques de quadril médio etc , fazer o oponente tocar o solo com qualquer parte das costas, com o qual obterá uma queda. Se você conseguir fazer com que ele toque o chão com a barriga ou os braços, ele consegue uma meia queda. Também dá ao oponente uma queda pelo ato de afrouxar o cinto. O primeiro a obter 2 vitórias completas.

Duas ligas são praticadas: a liga de inverno e a liga de verão. A liga de inverno é por equipes (são sete equipes e três escolas municipais). A liga de verão é individual e possui duas categorias: Masculino com os pesos: leve (-68kg), médio (-78kg), médio- pesado ( -88kg) e pesado (+ 88kg) e feminino 2 com seus pesos: leve ( -50kg), médio (-58kg), meio pesado ( -68kg ) e pesado (+ 68kg) Também para as crianças que desejam participar deste esporte indígena existe uma liga chamada "liga de base" que é dividida em categorias de idade e peso.

A temporada termina com o tradicional anel "Ribera VS Montaña" que um ano se celebra na montanha e outro na ribeira. Estas equipas estão divididas pela linha ferroviária FEVE ( León - Bilbao ). É aqui que o placar muda, já que a luta é para uma queda ou 4 tempos e sem tempo vence a equipe que mantém pelo menos um lutador no ringue (o chamado galo do ringue).

Em 29 de junho de 2017, a luta de Leão foi declarada Bem de Interesse Cultural de natureza imaterial, por meio de convênio publicado em 3 de julho do mesmo ano no Diário Oficial de Castela e Leão .


Sem comentários: