DESCRIÇÃO:
- Num quadrado de verde de cantos boleados e de diagonais nos eixos das abcissas e das ordenadas, uma valva de Glycymeris Glycymerys de prata realçada de verde e inflamada de uma chama de quatro elementos de ouro, perfilados de vermelho.
- Um lintel de prata a envolver o conjunto com as seguintes inscrições:
- Na parte superior: UNIVERSIDADE SÉNIOR DO MONTIJO.
- Na parte inferior : EXPERIÊNCIA E SABER.
SIMBOLOGIA:
- A VALVA de Glycymeris Glycymeris representa a lucerna usada nesta zona cujos povos se caracterizavam - como hoje - por saber viver com parcos recursos e possuírem grande capacidade de improvisação; lembra ainda um importante polo da atividade económica da zona: a pesca.
- A CHAMA, traduz o conhecimento que a Universidade produz e que se desenvolve em quatro áreas - Ciências (Experimentais e Sociais), Letras (Línguas e Literaturas), Artes expressivas e Motricidade Humana.
- O LEMA, EXPERIÊNCIA E SABER, é o corolário das vivências adquiridas ao longo da vida, o verdadeiro fermento motivador para que docentes e discentes se articulem em perfeita simbiose no sentido da sua valorização quer pessoal, quer como membros da comunidade.
- O OURO e o VERDE são os esmaltes heráldicos do Montijo, autarquia de que a Universidade depende.
* AUTORIA
- Concetualização: Alunos da disciplina de Heráldica - ano letivo 2016/2017 - da Universidade Sénior do Montijo sob a coordenação do docente da disciplina, José Manuel Pedroso da Silva; e
- Realização plástica: Fernando Simões, designer do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal do Montijo.
Sem comentários:
Enviar um comentário